Naturalmente Bonita

Banho quente no inverno? Pode isso produção?

Junho chega com o frio, e nosso chuveiro já começa a pedir socorro, quem não ama um longo banho fervendo depois de um dia longo né? Quem nunca explodiu um chuveiro no inverno que atire a primeira pedra. Mas será que faz mesmo mal o banho quente?  

O que a gente mais escuta por aí é como o banho quente pode ser prejudicial ao corpo, pele, cabelo, etc., mas como isso funciona, e oque realmente faz mal? 

Há um tempo percebi que eu tinha desenvolvido uma dependência tão grande do celular, que me pegava tomando banho enquanto rolava vídeos pelas redes sociais, depois disso o banho para mim se tornou um verdadeiro ritual para me relaxar e desconectar de tudo e todo mundo, gosto de desligar a luz, colocar uma playlist com sons de natureza, e a água quente no começo é uma das coisas que mais me deixa tranquila nesse momento, mas como fazer isso sem ser prejudicial a longo prazo?  

A água quente realmente pode acabar retirando a barreira protetora da pele, pode causar ressecamento, ou em pessoas com problemas com acne, piorar e aumentar o surgimento de acne na pele, banhos regulares quentes também contribuem para o envelhecimento da pele.  

Mas uma coisa que vocês podem não saber é que o vapor da água quente gera uma esfoliação natural da pele, enquanto ajuda a eliminar células mortas e remover toxinas, como sujeiras e resíduos, e o banho quente facilita a depilação com lâmina, porque abre os poros, ou seja, quando estiver pensando em fazer aquela higiene que limpa até a alma, a água aquecida será sua grande amiga!

Minha dica é: abrir o chuveiro um pouco, com a água quente, e assim que o vapor se formar, retornar ele para a temperatura MORNA, assim você consegue aproveitar os benefícios do banho quente na pele, sem prejudicar ela.   

Mas e naqueles dias? 

Durante o período menstrual, uma das únicas coisas que resolvem minha cólica é imediatamente com toda certeza água quente. Minha dica é molhar um pano na água quente, e com muito cuidado fazer uma compressa quente. Mas se for necessário tomar um banho quente, tente centralizar a água apenas na região do útero, e não ficar com muito tempo, só o suficiente para o alívio das dores. 

Lembre-se de sempre hidratar muito a pele após esse processo, para que ela ainda tenha uma barreira protetora, e evite ressecamentos.

Minha dica é utilizar algum dos nossos hidratantes corporais, que são super cheirosos e não deixam a pele com um aspecto grudento após o uso. 

E o cabelo? 

Bom o cabelo não tem como correr, a água quente é real a maior inimiga dos fios, podendo causar queda de cabelo, aumento da oleosidade, fragilizando os fios e até a quebra deles. Para quem, assim como eu, tem o cabelo colorido fica pior ainda, já que a água quente acaba fazendo os fios desbotarem e deixando o cabelo com uma aparência opaca e frágil.

Minha dica é nos dias mais frios que forem impossíveis lave o cabelo no máximo não água morna, mas se possível lave o cabelo na pia, é sempre mais fácil usar a água da pia gelada no cabelo e no rosto do que no chuveiro.

Bom essas são as minhas dicas para esse inverno, agora é só curtir o frio, sem deixar de se cuidar, para mais dicas é só continuar por aqui.

Samar Assal

Samar Assal, mas pode ser só Sah, goiana, filha de libanes, nutricionista. Ama gatinhos, viagens, bolo e cabelo ruivo.