Naturalmente Bonita

Cabelo crespo e ancestralidade: penteados que carregam a história

O cabelo crespo carrega consigo parte da história de um povo e os seus penteados também são cheios de representação ancestral e muito significado.

Contar e lembrar do que a origem de cada penteado representa para a história do povo preto é também uma forma de manter viva essa cultura.

Bantu Knots no cabelo crespo

No Brasil, também são conhecidos como coquinhos. Os bantu knots levam o nome de um grupo etnolingüistico, que vêm principalmente da África subsariana, e engloba cerca de 400 subgrupos étnicos diferentes.

Além dessa importante carga histórica, esse é um penteado protetor, que pode ser usado para proteger os fios, nas texturizações ou durante a aplicação de tratamentos capilares.

Penteados com Trança Nagô

A trança é muito mais que um penteado, ela está presente na maioria das jornadas identitárias de mulheres negras.

Modelos de tranças que conhecemos hoje no brasil surgiram em diversos lugares do continente africano. Eles podem falar sobre seu território de origem, as relações sociais de uma época ou espaço, hierarquias ou crenças e sempre sobre resistência.

Durante o período escravocrata no Brasil, as técnicas de tranças trazidas pelo povo africano, se tornaram não só uma forma de continuar cultivando essa cultura e lembrando de casa, mas literalmente uma recurso para a sobrevivência. Muitas vezes com o trançado na cabeça era um mapa de fuga até os quilombos ou carregavam sementes dentro do cabelo, para serem plantadas quando chegassem nesses espaços, garantindo alimentação e vida ao povo refugiado.

O que representa o Afro Puff

O afro puff é um dos penteados mais simples de reproduzir no cabelo crespo e também um dos mais presentes na trajetória de cabelo natural.

Ele faz parte até mesmo do começo da jornada de autoconhecimento e identificação enquanto pessoa negra, ainda com o cabelo curtinho após transição capilar, por exemplo.

Seu nome vem de uma tradução que representa volume, o que diz muito sobre a sua estética e a apropriação de uma das características naturais do cabelo crespo. Ele é versátil, prático e com certeza faz parte da história de mulheres negras no mundo inteiro.

Todos esses penteados representam ainda um resgate de ancestralidade, uma forma forte e bonita de se conectar com quem veio antes e com a comunidade no presente.

<

Você já conhece o nosso Canal no Youtube? Por lá você aprende a fazer vários desses penteados e também como cuidar do seu cabelo crespo.

Compartilhe esse post com uma amiga que vai amar o conteúdo!

Joicy Eleiny

Joicy Eleiny, pernambucana nascida no interior e morando na capital. 21 anos, mulher negra, crespa e LGBT compartilhando empoderamento e provocando discussões acerca de suas lutas principalmente atra...

Deixe um comentário