Existe uma lenda que cabelo oleoso não precisa de hidratação. Mas será que é isso mesmo?
De fato, quem sofre com oleosidade tem uma certa dificuldade de encontrar uma hidratação que não pese tanto o cabelo. Dependendo do grau de oleosidade, existe até mesmo a possibilidade de caspa.
Mas hidratar e nutrir os fios é essencial para manter a saúde do cabelo como um todo, não importa se seu couro cabeludo está mais para o time dos oleosos ou dos secos. Então, separei algumas dicas para a turma do cabelo oleoso aproveitar a hidratação o máximo possível, sem precisar ficar com medo de deixar o cabelo mais pesado:
A oleosidade começa pelo couro cabeludo, pois são eles que produzem as glândulas sebáceas. Quando tudo está controlado, esse óleo natural produzido por essas glândulas ajudam na hidratação natural do cabelo. Porém, quando a produção é maior do que o normal, é quando temos o aspecto engordurado e a produção de caspa.
O shampoo esfoliante é uma forma eficaz de controlar a produção desse sebo, e o indicado é usá-lo 1 vez por semana, sempre antes do shampoo. A Bio Extratus tem o peeling da linha Detox, onde as sementes de damasco são as responsáveis pela exfoliação suave do couro cabeludo e desobstrução dos folículos. Sem contar que é uma delícia de usar, super refrescante!
Quem tem cabelo oleoso realmente precisa escolher muito bem qual máscara usar, e o ideal é dar preferência a produtos mais leves. A Bio Extratus tem algumas linhas perfeitas, como:
– linha Botica Arnica & Menta – feita para cabelos oleosos, ela combate o excesso de oleosidade, trazendo força e balanço.
– linha Botica Algas – confere e força e resistência, ao mesmo tempo que a oliva promove hidratação profunda.
– linha Neutro – limpa delicadamente os fios, promovendo um tratamento hidratante.
Não importa se você esteja usando condicionador, máscara ou tratamentos de 60 segundos, a regra é sempre passar os produtos longe da raiz. O recomendado é nunca passar da altura das orelhas, focando sempre nas pontas
A gente sempre fala de cronograma capilar para recuperar cabelos danificados e ressecados, mas também existe um cronograma para cabelos oleosos. Geralmente ele é recomendado para quem está com o couro cabeludo muito oleoso mas as pontas ressecadas e sem brilho. E ele é mais focado em hidratação do que qualquer outra etapa, sabiam?
A tabela com produtos do kit cronograma capilar está aqui:
Se seu cabelo já está com brilho e equilibrado, não tem necessidade de hidratar toda semana. Fazer hidratação semana sim, semana não, já é o suficiente para deixar os fios saudáveis!
Não importa qual é o seu tipo de cabelo e quais as suas particularidades, depois de descobrir a melhor forma de cuidar deles, tudo fica muito mais fácil e as possibilidades são inúmeras! E você? Tem cabelo oleoso? Como cuida dele? Tem algum cuidado especial que não mencionei aqui?
Carioca solteira no Rio de Janeiro, libriana, viciada em produtos de cabelo, e blogueira do Futilidades. Fala principalmente de relacionamento, comportamento e autoestima e busca se enxergar cada vez mais com um olhar mais amoroso e acolhedor. Sua bandeira? Incentivar uma busca pelo amor próprio.
Carioca solteira no Rio de Janeiro, libriana, viciada em produtos de cabelo, e blogueira do Futilidades. Fala principalmente de relacionamento, comportamento e autoestima e busca se enxergar cada vez mais com um olhar mais amoroso e acolhedor. Sua bandeira? Incentivar uma busca pelo amor próprio.